marisa

Conheça os livros e o DVD da Marisa Sanabria

links

linha


NOTÍCIAS

3° Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Saias rodadas de cigana, cocais de índia, vestidos de negras africanas e como falava o relatório de metodologia, mulheres em sua diversidade, do campo, da cidade, da floresta, indígenas, mulheres integrantes dos povos e comunidades tradicionais, quilombolas, negras, ribeirinhas, ciganas, jovens, idosas, lésbicas, mulheres com deficiências, estiveram reunidas do dia 12 a 15 de dezembro de 2011 na terceira conferência Nacional de políticas para as Mulheres promovida pela Secretaria de Políticas públicas para as Mulheres ( SPM) e o Conselho Nacional do Direitos das Mulheres (CNDM).

Com o tema autonomia e igualdade para as mulheres, uma programação intensa que incluía painéis, rodas de conversa, conferências e atividades culturais reuniu 3000 mulheres vindas de todas as partes do Brasil e representando diferentes instituições .
As áreas de discussão eram :
- Autonomia pessoal, saúde da mulher, direitos reprodutivos e combate à violência.
- Autonomia econômica, igualdade no mundo do trabalho.
- Autonomia política, participação da mulher nos espaços de poder e na toma de decisões.
- Autonomia cultural, educação inclusiva não sexista, nãoracista e mídia igualitária não discriminatória.

As propostas foram elaboradas nos municípios, nos estados e nas rodas temáticas e tinham como base o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Com a participação da Presidenta Dilma Roussef na abertura do evento e o dinamismo e entusiasmo da Ministra Iriny Lopes da Secretaria de Políticas para as Mulheres, as discussões foram se definindo e configurando em propostas que foram votadas no último dia da conferência e que serão decisivas para as ações em relação a mulher no período de 2012-2015.

A presença de Michelle Bachellet, ex-Presidenta do Chile e atual Diretora Executiva da ONU - Mulher foi um reconhecimento e um estímulo importante para um evento de essas características, cercada e abraçada pelas mulheres que gritavam Michelle...Michelle...a representante da ONU cumprimentou a participantes, tirou fotos e parabenizou a Ministra Iriny por este encontro tão significativo.
O Conselho Federal de Psicologia esteve presente com um stand, repartindo material elaborado especialmente para o evento e um documento de 8 itens que abrangem desde o respeito à livre orientação sexual , a saúde e o parto humanizado, autonomia econômica e outros temas.

Participaram do evento a Conselheira Marilda Castellar do cfp e Marisa Sanabria conselheira do crp 04, foi organizada uma reunião entre as psicólogas pressentes no evento com a proposta de estimular a discussão sobre os desafios e questionamentos da psicóloga mulher, as varias jornadas de trabalho, as contradições cotidianas, as questões de violência entre outros temas.

Em síntese o evento foi um momento decisivo de troca de experiências, enriquecimento, vivências e momentos de profunda emoção, grupos de teatro feministas se revezavam com música, passeatas, tambores, férias de artesanato e manifestações de diversa ordem.

Lá fora de lado do enorme painel que anunciava a 3° conferência de Política para as Mulheres, outro anuncio feito com bordados e tecidos coloridos dizia
“As Mulheres são como as águas, crescem quando estão juntas”.